Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Sem categoria
  4. /
  5. XX Congresso Brasileiro da...

XX Congresso Brasileiro da SBCBM começa, nesta quarta (15), em Curitiba

Sem categoria

Mais de 1,8  mil profissionais que atuam no tratamento da obesidade estarão reunidos entre os dias 15 a 18 de maio, em Curitiba. Eles participam, no Expo Unimed, do maior evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e que este ano terá como foco o tratamento integrado e qualidade de vida.

A 20a edição do Congresso da SBCBM trará renomados pesquisadores do mundo para abordar novos conceitos, tecnologias e estudos recentes voltados à redução da obesidade e das doenças associadas.

Além de cirurgiões, são esperados edocrinologistas, nutrólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outras especialidades envolvidas no tratamento da obesidade

“A obesidade é uma doença crônica que tem crescido exponencialmente nos últimos anos e com ela o número de pacientes que procuram a cirurgia bariátrica. Outro fator preocupante é que uma em cada três crianças brasileiras apresentam sobrepeso. Precisamos debater formas de reverter este quadro”, explica o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Vilas Boas.

Números – Em 2017 cerca de 39.5 milhões de brasileiros  foram diagnosticados com obesidade, quantia 78% maior que em 2006.  O custo estimado total para o tratamento das consequências da obesidade é de R$84,3 bilhões/ano.

O Brasil é o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas, perdendo apenas para os Estados Unidos. A pesquisa realizada pela SBCBM também apontou que a população elegível a cirurgia bariátrica no Brasil é de 4,9 milhões de pessoas. Pessoas com diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2, e ausência de resposta ao tratamento clínico podem ter indicação para a cirurgia bariátrica. Já os pacientes com IMC maior que 35, com doenças associadas à obesidade ou acima de 40, considerada obesidade mórbida – também são elegíveis a cirurgia bariátrica. No Paraná, a população elegível estimada é de 210.692 pessoas

A cirurgia realizada imediatamente após sua indicação contribui para a cura ou remissão de diversas doenças associadas à obesidade como, por exemplo, a hipertensão, problemas nas articulações, coluna e diabetes tipo 2.

 

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Neste ano, o tema do congresso é “Tratamento integrado – cirurgia bariátrica e qualidade de vida” e vai explorar novos tópicos no tratamento cirúrgico da obesidade.

“Estamos trabalhando para a realização de um evento que reunirá os profissionais mais atuantes no tratamento da obesidade no Brasil e convidados internacionais de notório saber, tanto no que se a parte metabólica – síndromes, diabetes e outros, – mas também do ponto de vista técnico. Além disso, teremos cursos pré-congresso com ênfase no dia a dia do cirurgião que atua em diferentes regiões do país”, afirma Marcos Leão.

De acordo com os responsáveis pela Comissão Científica do Congresso, Dr. Fábio Viegas e Antônio Carlos Valezi, o programa doferece grande oportunidade para médicos, cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e fisioterapeutas discutirem os avanços científicos com especialistas renomados do país e do exterior.

Já os representantes da Comissão Organizadora Local, Caetano Marchesini e Renato Glasmeyer, destacaram a programação cultural e os atrativos que Curitiba oferece aos seus visitantes como, por exemplo, a sua arquitetura, seus museus, parques, praças, gastronomia e organização urbana.

15 de maio – Durante a programação pré-congresso, os congressistas poderão participar dos cursos de “Endoscopia bariátrica”; “Obesidade no SUS – Panorama e Habilitação”; “Cirurgia bariátrica Segura”; e o IFSO LAC, uma programação especial da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders; e o “Curso Avançado de Atendimento de Urgências Bariátricas (ABLS Brasil)”.

16 de maio – No primeiro dia de programação oficial do Congresso a programação será voltada ao futuro da cirurgia bariátrica e fará uma viagem no tempo, avaliando o que poderia ter sido feito diferente. A avaliação da segurança na cirurgia bariátrica e o que é a excelência do atendimento de centros cirúrgicos e cirurgiões também estarão na pauta.

Fora da sessão plenária, os núcleos de Saúde Mental e Saúde Alimentar irão abordar discussões como o “Comportamento alimentar, obesidade e cirurgia bariátrica”, “Perfis pré-cirúrgicos que indicam recidiva de peso”, “Saúde mental e qualidade de vida do paciente bariátrico”, entre outros.

Também no dia 16, o curso “Jovens Cirurgiões” abordará os detalhes técnicos, dicas e truques com cirurgiões renomados; aulas sobre credenciamento em planos de saúde e honorários médicos; como lidar com complicações e insucessos; e a cirurgia no SUS.

 

17 de maio – No terceiro dia do evento, a sessão plenária vai abordar as principais controvérsias envolvendo o bypass gástrico e o que é possível afirmar sobre o “mini gastric bypass”, técnica cirúrgica que não é aprovada no Brasil.

O duelo de cirurgiões terá como tema os debates sobre a gastrectomia vertical; tratamento diferenciados para obesos em extremos de idade; a cirurgia robótica no super obeso; e a gastrectomia vertical como cirurgia de primeiro estágio.

O Núcleo de Saúde Física terá mesas-redondas com os temas envolvendo a otimização do pré-operatório, funcionalidade do corpo, postura e biomecânica; como desenvolver um pós-operatório inteligente; e planos de ação para prescrição de exercícios físicos.

Já o Núcleo de Saúde Médica irá abordar temas como a cirurgia bariátrica no idoso, complicações clínicas na cirurgia bariátrica, como o alcoolismo, vício em comida e pacientes com transplantes renais; e a cirurgia metabólica.

 

18 de maio – No encerramento da programação, os congressistas poderão participar da sessão de vídeos de cirurgia revisional, uma sessão especial de divulgação dos três melhores trabalhos científicos nas categorias oral, vídeo e tese de pós-graduação e a apresentação dos trabalhos vencedores de cada categoria.

SERVIÇO

XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Data: 15 a 18 de maio

Local: Expo Unimed

Inscrições: www.congressobariatrica.com.br

 

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas