1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. XX Congresso Brasileiro de...
Notícias

XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica traz programação científica inovadora

XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica traz programação científica inovadora

O XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM),  e que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, em Curitiba (PR), vai abordar e discutir o que há de mais moderno nos avanços científicos da cirurgia bariátrica no mundo.

Neste ano, o tema do congresso é “Tratamento integrado – cirurgia bariátrica e qualidade de vida” e vai explorar novos tópicos no tratamento cirúrgico da obesidade.

“Estamos trabalhando para a realização de um evento que reunirá profissionais os profissionais mais atuantes no tratamento da obesidade no Brasil e convidados internacionais de notório saber, tanto no que se a parte metabólica – síndromes, diabetes e outros, – mas também do ponto de vista técnico. Além disso, teremos cursos pré-congresso com ênfase no dia-a-dia do cirurgião que atua em  diferentes regiões do país”, afirmou o presidente do Congresso, Marcos Leão Vilas Boas, que também é o atual presidente da SBCBM.

O XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica tem como objetivo promover a atualização científica no tratamento da obesidade.

Entre os convidados internacionais já confirmados para o Congresso de Curitiba estão, André Teixeira (EUA), Guilherme M. Campos (EUA), Rui Ribeiro (Portugal), Natan Zundel  (EUA),  Jaime Ponce (EUA), Antonio José Torres Garcia (Espanha)  e Eric DeMaria (EUA).

 

De acordo com os responsáveis pela Comissão Científica do Congresso, Dr. Fábio Viegas e Antônio Carlos Valezi, o programa do Congresso deste ano oferece grande oportunidade para médicos, cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e fisioterapeutas discutirem os avanços científicos numa atmosfera informal com especialistas renomados do país e do exterior.

Já os representantes da Comissão Organizadora Local, Caetano Marchesini e Renato Glasmeyer, destacaram a programação cultural e os atrativos que Curitiba oferece aos seus visitantes como, por exemplo, a sua arquitetura, seus museus, parques, praças, gastronomia e organização urbana.

 

Programação Científica

 

15 de maio – No dia 15, durante a programação pré-congresso, os congressistas poderão participar dos cursos de “Endoscopia bariátrica”; “Curso Avançado de Atendimento de Urgências Bariátricas (ABLS Brasil)”, “Obesidade no SUS – Panorama e Habilitação”; “Cirurgia bariátrica Segura”; e o IFSO LAC, uma programação especial da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.

16 de maio – No primeiro dia de programação oficial do Congresso  a programação será voltada ao futuro da cirurgia bariátrica e fará uma viagem no tempo, avaliando o que poderia ter sido feito diferente. A avaliação da segurança na cirurgia bariátrica e o que é a excelência do atendimento de centros cirúrgicos e cirurgiões também estarão na pauta.

Fora da sessão plenária, os núcleos de Saúde Mental e Saúde Alimentar irão abordar discussões como o “Comportamento alimentar, obesidade e cirurgia bariátrica”, “Perfis pré-cirúrgicos que indicam recidiva de peso”, “Saúde mental e qualidade de vida do paciente bariátrico”, entre outros.

Também no dia 16, o curso “Jovens Cirurgiões” abordará os detalhes técnicos, dicas e truques com cirurgiões renomados; aulas sobre credenciamento em planos de saúde e honorários médicos; como lidar com complicações e insucessos; e a cirurgia no SUS.

17 de maio – No terceiro dia do evento, a sessão plenária vai abordar as principais controvérsias envolvendo o bypass gástrico e o que é possível afirmar sobre o “mini gastric bypass”, técnica cirúrgica que não é aprovada no Brasil.

O duelo de cirurgiões terá como tema os debates sobre a gastrectomia vertical; tratamento diferenciados para obesos em extremos de idade; a cirurgia robótica no super obeso; e a gastrectomia vertical como cirurgia de primeiro estágio.

O Núcleo de Saúde Física terá mesas-redondas com os temas envolvendo a otimização do pré-operatório, funcionalidade do corpo, postura e biomecânica; como desenvolver um pós-operatório inteligente; e planos de ação para prescrição de exercícios físicos.

Já o Núcleo de Saúde Médica irá abordar temas como a cirurgia bariátrica no idoso, complicações clínicas na cirurgia bariátrica, como o alcoolismo, vício em comida e pacientes com transplantes renais; e a cirurgia metabólica.

18 de maio – No encerramento da programação, os congressistas poderão participar da sessão de vídeos de cirurgia revisional, uma sessão especial de divulgação dos três melhores trabalhos científicos nas categorias oral, vídeo e tese de pós-graduação e a apresentação dos trabalhos vencedores de cada categoria.

 

Confira a programação completa no site da SBCBM: http://www.congressobariatrica.com.br/programacao/index2_porsala.php

 

___

XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica SBCBM

Data: 15 a 18 de maio

Local: ExpoUnimed – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba (PR)

Inscrições: http://www.congressobariatrica.com.br/inscricoes/index.php

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas