XX Congresso da SBCBM começa com salas cheias em 5 cursos - SBCBM

NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. XX Congresso da SBCBM...

XX Congresso da SBCBM começa com salas cheias em 5 cursos

Notícias / Notícias Destaque

 

O XX Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), começou nesta quarta-feira (15) com as salas cheias. Durante todo o dia, centenas de cirurgiões e profissionais que atuam no tratamento da obesidade participaram dos 5 cursos ofertados: endoscopia bariátrica, obesidade no SUS – Panorama e Habilitação, cirurgia bariátrica segura, curso avançado de atendimento de urgências bariátricas (ABLS Brasil) e o IFSO LAC, uma programação especial da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.

Ao todo, cerca de 1.800 pessoas realizaram a inscrição até o primeiro dia de evento.

“Estamos reunindo os profissionais mais atuantes no tratamento da obesidade no Brasil e convidados internacionais de notório saber, tanto no que se a parte metabólica – síndromes, diabetes e outros”, afirmou Marcos Leão Vilas Bôas, presidente da SBCBM.

Entre os temas abordados no Congresso estão segurança na cirurgia bariátrica, aulas sobre credenciamento em planos de saúde, a cirurgia no SUS, tratamento diferenciados para obesos em extremos de idade,  cirurgia robótica no super obeso, planos de ação para prescrição de exercícios físicos, vício em comida e pacientes com transplantes renais.

Os diretores científicos do Congresso, Fabio Viegas e Antônio Carlos Valezi, disseram que, neste ano, o número de palestrantes convidados foi ampliada em 35%. “Tivemos um aumento no número de palestrantes que atingiu a marca de 308 nomes. Outra novidade é o aumento no número de cirurgiões mulheres

EXPECTATIVA – Para o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, este já é o maior Congresso da SBCBM realizado no Brasil, com quase dois mil inscritos. “E aqui nós temos cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, profissionais de educação física, nutrólogos, todo esse grupo de pessoas, para discutir como melhor tratar o obeso e o obeso mórbido”, afirmou Berti.

Antônio Cláudio Jamel, que integra a diretoria da SBCBM, avalia que os cursos lotados já demonstram que o público do evento será maior.

“Com esse pré-congresso agora, com todas as salas lotadas, tenho certeza de que vai ser o melhor congresso de todos os tempos em número de congressistas, temos uma programação excitante e esse vai ser um congresso memorável”, enfatizou.

O ex-presidente da SBCBM, Ricardo Cohen, disse que a expectativa é sucesso total. “É um congresso que reúne cirurgiões e não cirurgiões de todo o Brasil e do continente da América Latina inteira para aprimoramento, troca de informações, experiências e basicamente mostrar o que temos hoje de evidências científicas fortes, que chamamos de nível 1, para que o tratamento cirúrgico da obesidade e do diabetes seja o melhor para nossos pacientes”, explica Ricardo Cohen, que coordenou o curso IFSO LAC, onde foram apresentadas evidências da eficácia da cirurgia metabólica quando os tratamentos clínicos não têm mais resultados satisfatórios.

Para Caetano Marchesini, um dos palestrantes do curso, o congresso deve entrar para a história da cidade. “Já estamos com um recorde de inscrições online. Hoje, nós já observamos, no pré-Congresso, um número grande de pessoas que fizeram a inscrição no local. A gente vê salas bastante cheias, com a presença de inúmeros convidados nacionais e internacionais”, conta.

“Tenho certeza de que esse congresso vai marcar, principalmente, pela novidade dos assuntos, pelas novidades tecnológicas e pelas discussões a respeito do futuro da cirurgia bariátrica, em termos de melhorar a vida dos pacientes”, reforçou.

O cirurgião, Renato Glasmeyer, outro responsável pela organização local do Congresso lembrou que, desde o congresso em Fortaleza, quando Curitiba foi escolhida para sediar o evento, a expectativa de público já era grande.

“Pelo número relavante de cirurgias realizadas no estado, pelo grande número de cirurgiões e pela infraestrutura da cidade esperávamos bater recordes de inscritos e conseguimos”, reforçou.

O congresso segue até sábado. A programação completa está disponível no site ou no aplicativo.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar