Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. XX Congresso da SBCBM...

XX Congresso da SBCBM encerra com 2.200 participantes

Notícias / Notícias Destaque

Recorde de participantes, recorde de expositores e recorde de palestrantes. O XX Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica terminou neste sábado (18), com mais de 2.200 profissionais inscritos, entre cirurgiões e as especialidades envolvidas no tratamento da obesidade. O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aconteceu em Curitiba entre os dias 17 e 18 de maio.

O Congresso reuniu 21 palestrantes internacionais e 308 palestrantes do Brasil para abordar temas voltados ao dia a dia do cirurgião e das equipes multidisciplinares. As especialidades associadas (Coesas) corresponderam por  576 inscrições no Congresso, demonstrando a crescente participação  e adesão das equipes multidisciplinares à SBCBM.

Para o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, os números mostram um grande sucesso e qualidade científica.

“Nesta edição do Congresso tivemos recordes em todos os aspectos: em número de participantes, de convidados estrangeiros, presença de mulheres dando aula e outros. No entanto, merece destaque a qualidade dos temas que foram debatidos neste congresso, o que fortalece ainda mais o conceito da cirurgia bariátrica e como ferramenta para todos os pacientes”, declarou

O vice-presidente da SBCBM, Luiz Vicenti Berti, afirmou que os congressos da entidade tem evoluído a cada ano. “Aqui não queremos ter razão, queremos mostrar que a cirurgia veio para ser mais uma pequena arma nesse arsenal do tratamento da obesidade, seja ele no seu grau maior, menor, mas ele tem que ser tratado e tem que ser bem tratado”.

Atenta a necessidade de aproximar cada vez mais os profissionais envolvidos no tratamento da obesidade, o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi dividido em cursos e diferentes temas que abordaram saúde mental, física, tratamentos clínicos, entre outros aspectos. E todos foram realizados com as salas lotadas.

De acordo com os responsáveis pela Comissão Científica do Congresso, Dr. Fábio Viegas e Antônio Carlos Valezi, o programa ofereceu oportunidade para médicos, cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e fisioterapeutas discutirem os avanços científicos com especialistas renomados do país e do exterior.

“Os cursos pré-congresso, assim como toda a programação foi um sucesso. Recebemos retornos positivos dos participantes”, disse Viegas.

Já os representantes da Comissão Organizadora Local, Caetano Marchesini e Renato Glasmeyer, destacaram a  organização, a pontualidade das apresentações e a programação cultural, que reuniu mais de duas mil pessoas na última noite.

REPERCUSSÃO

O XX Congresso organizado pela SBCBM foi elogiado por diversos participantes.

Para o presidente da IFSO, Almino Ramos, a cirurgia bariátrica vive um momento de consolidação. “Nós, profissionais que trabalhamos, sabemos o resultado esperado e o nível de benefício que podemos oferecer aos nossos pacientes. Agora, os nossos colegas estão começando a entender melhor esse processo e nos ajudar no preparo e acompanhamento dos pacientes. Outras especialidades estão conhecendo os resultados da bariátrica, vendo o alto grau da segurança que nós temos, os excelentes resultados da operação. Assim, podemos beneficiar mais e mais pacientes”, reforçou Almino.

“Sou convidada para falar em vários lugares no Brasil e fora do Brasil e há muito tempo eu não vejo um congresso com tanta gente. Todas as salas em que falei estavam lotadas, assim como as salas de especialidades associadas: psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas. Nunca vi um congresso com níveis tão elevados de discussão, ninguém parou para almoçar, ninguém queria parar de estudar, e isso é extremamente bem-vindo”, afirmou a cirurgiã bariátrica Luciana El-Krade.

Para o cirurgião e ex-presidente da SBCBM, Ricardo Cohen, o congresso da SBCBM reuniu cirurgiões e não cirurgiões de todo o Brasil e do continente da América Latina inteira para aprimoramento, troca de informações, experiências. “Mostramos o nível de evidências científicas que temos hoje, que chamamos de nível 1, para que o tratamento cirúrgico da obesidade e do diabetes seja o melhor para nossos pacientes”, disse.

O cirurgião James Camara de Andrade disse que a cada edição o Congresso está melhor. “Um sucesso. Muita gente importante da cirurgia bariátrica do país e do mundo”, ressaltou.

A fisioterapeuta Isabel Franco Lopes afirmou que não falta a nenhum congresso da SBCBM. “Considero o mais importante. Conseguimos alinhar todo o trabalho ao redor do cirurgião com as equipes, tornando a cirurgia cada vez mais segura e com menos complicações”, disse.

Para o cirurgião, Alexander Morrell, presidente do capítulo de São Paulo da SBCBM, o congresso é uma uma rica fonte de conhecimentos científicos. “A sociedade tem como princípio básico transmitir conhecimento, para todo o país e todos os cirurgiões de forma uniforme, tentando levar a informação até as áreas mais longínquas do Brasil. É muito importante que os colegas venham ao congresso se capacitar e possam voltar a sua cidade e transmitir esse conhecimento aos médicos da sua equipe, para melhor atendimento dos pacientes da sua região”, ressaltou.

 

 

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas