XX Congresso da SBCBM encerra com 2.200 participantes - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. XX Congresso da SBCBM...

XX Congresso da SBCBM encerra com 2.200 participantes

Notícias / Notícias Destaque

Recorde de participantes, recorde de expositores e recorde de palestrantes. O XX Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica terminou neste sábado (18), com mais de 2.200 profissionais inscritos, entre cirurgiões e as especialidades envolvidas no tratamento da obesidade. O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aconteceu em Curitiba entre os dias 17 e 18 de maio.

O Congresso reuniu 21 palestrantes internacionais e 308 palestrantes do Brasil para abordar temas voltados ao dia a dia do cirurgião e das equipes multidisciplinares. As especialidades associadas (Coesas) corresponderam por  576 inscrições no Congresso, demonstrando a crescente participação  e adesão das equipes multidisciplinares à SBCBM.

Para o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, os números mostram um grande sucesso e qualidade científica.

“Nesta edição do Congresso tivemos recordes em todos os aspectos: em número de participantes, de convidados estrangeiros, presença de mulheres dando aula e outros. No entanto, merece destaque a qualidade dos temas que foram debatidos neste congresso, o que fortalece ainda mais o conceito da cirurgia bariátrica e como ferramenta para todos os pacientes”, declarou

O vice-presidente da SBCBM, Luiz Vicenti Berti, afirmou que os congressos da entidade tem evoluído a cada ano. “Aqui não queremos ter razão, queremos mostrar que a cirurgia veio para ser mais uma pequena arma nesse arsenal do tratamento da obesidade, seja ele no seu grau maior, menor, mas ele tem que ser tratado e tem que ser bem tratado”.

Atenta a necessidade de aproximar cada vez mais os profissionais envolvidos no tratamento da obesidade, o XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi dividido em cursos e diferentes temas que abordaram saúde mental, física, tratamentos clínicos, entre outros aspectos. E todos foram realizados com as salas lotadas.

De acordo com os responsáveis pela Comissão Científica do Congresso, Dr. Fábio Viegas e Antônio Carlos Valezi, o programa ofereceu oportunidade para médicos, cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e fisioterapeutas discutirem os avanços científicos com especialistas renomados do país e do exterior.

“Os cursos pré-congresso, assim como toda a programação foi um sucesso. Recebemos retornos positivos dos participantes”, disse Viegas.

Já os representantes da Comissão Organizadora Local, Caetano Marchesini e Renato Glasmeyer, destacaram a  organização, a pontualidade das apresentações e a programação cultural, que reuniu mais de duas mil pessoas na última noite.

REPERCUSSÃO

O XX Congresso organizado pela SBCBM foi elogiado por diversos participantes.

Para o presidente da IFSO, Almino Ramos, a cirurgia bariátrica vive um momento de consolidação. “Nós, profissionais que trabalhamos, sabemos o resultado esperado e o nível de benefício que podemos oferecer aos nossos pacientes. Agora, os nossos colegas estão começando a entender melhor esse processo e nos ajudar no preparo e acompanhamento dos pacientes. Outras especialidades estão conhecendo os resultados da bariátrica, vendo o alto grau da segurança que nós temos, os excelentes resultados da operação. Assim, podemos beneficiar mais e mais pacientes”, reforçou Almino.

“Sou convidada para falar em vários lugares no Brasil e fora do Brasil e há muito tempo eu não vejo um congresso com tanta gente. Todas as salas em que falei estavam lotadas, assim como as salas de especialidades associadas: psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas. Nunca vi um congresso com níveis tão elevados de discussão, ninguém parou para almoçar, ninguém queria parar de estudar, e isso é extremamente bem-vindo”, afirmou a cirurgiã bariátrica Luciana El-Krade.

Para o cirurgião e ex-presidente da SBCBM, Ricardo Cohen, o congresso da SBCBM reuniu cirurgiões e não cirurgiões de todo o Brasil e do continente da América Latina inteira para aprimoramento, troca de informações, experiências. “Mostramos o nível de evidências científicas que temos hoje, que chamamos de nível 1, para que o tratamento cirúrgico da obesidade e do diabetes seja o melhor para nossos pacientes”, disse.

O cirurgião James Camara de Andrade disse que a cada edição o Congresso está melhor. “Um sucesso. Muita gente importante da cirurgia bariátrica do país e do mundo”, ressaltou.

A fisioterapeuta Isabel Franco Lopes afirmou que não falta a nenhum congresso da SBCBM. “Considero o mais importante. Conseguimos alinhar todo o trabalho ao redor do cirurgião com as equipes, tornando a cirurgia cada vez mais segura e com menos complicações”, disse.

Para o cirurgião, Alexander Morrell, presidente do capítulo de São Paulo da SBCBM, o congresso é uma uma rica fonte de conhecimentos científicos. “A sociedade tem como princípio básico transmitir conhecimento, para todo o país e todos os cirurgiões de forma uniforme, tentando levar a informação até as áreas mais longínquas do Brasil. É muito importante que os colegas venham ao congresso se capacitar e possam voltar a sua cidade e transmitir esse conhecimento aos médicos da sua equipe, para melhor atendimento dos pacientes da sua região”, ressaltou.

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar