1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. XXI Congresso de bariátrica...

XXI Congresso de bariátrica e metabólica discute atuação médica nas mídias sociais

Imprensa / Notícias / Notícias Destaque

As redes sociais se tornaram um importante meio de comunicação entre o médico e o paciente, além de a presença virtual ser essencial já que os pacientes procuram por especialistas em plataformas como Google, Facebook, YouTube e Instagram.

A atuação nestes canais é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e também pelos conselhos de outras áreas da saúde, como da psicologia e nutrição, por exemplo.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr Fábio Viegas, chamou a atenção sobre esse assunto.  “Estamos vendo profissionais da saúde fazendo danças nas redes, mostrando estômagos! Muitos profissionais falam mal da cirurgia bariátrica, como se a obesidade fosse legal ou não precisasse de tratamento. Isso influencia a decisão do paciente que quer e precisa de tratamento. A obesidade é uma doença e o uso inadequado das redes sociais deve ser combatido”, alertou.

O presidente da Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica do Conselho Federal de Medicina (CFM), Leonardo Emílio da Silva, alertou para o fato que os profissionais devem estar sempre atentos ao Manuel de Publicidade Médica do CFM.  “A resolução CFM 1.874/11 orienta entidades e profissionais no que se refere ao que é e não permitido. É preciso valorizar a relação médico/paciente e colocá-la em prática”, afirmou.

Entre as ações que não são recomendadas em publicidade aos médicos estão oferecer consulta, apresentar fotos de antes e depois, mostrar produtos e equipamentos, divulgar informação sem comprovação científica, dar nome a técnicas.

Cirurgia Bariátrica é Coisa Séria – Durante o XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica a Comissão de Ética da SBCBM lançou a campanha Cirurgia Bariátrica é Coisa Séria. “O objetivo é informar e orientar os associados sobre para o cumprimento da legislação”, resumiu o presidente da Comissão Thomaz Szego.

“Nós médicos precisamos ter muito cuidado porque não podemos de forma nenhuma dar a entender que estamos oferecendo qualquer tipo de orientação médica através dessas redes”, afirmou Luiz Vicente Berti vice-presidente executivo da SBCBM.

Saúde Mental  – A programação de saúde mental do XXI Congresso também abordou o tema. Participaram da discussão o cirurgião Bariátrico Tiago Szego; o psiquiatra, Adriano Segal, a psicóloga Loreta Capasi; a nutricionista Mariana Mendelez, a influenciadora digital Thayna Fumero  e a jornalista Ceres Batistelli, responsável pela comunicação da SBCBM, falou sobre a divulgação de conteúdos éticos nas mídias sociais. “A tecnologia mudou a vida das pessoas. Mas, como tudo, tem seus prós e contra. A pressão social, o imediatismo, a falta de fiscalização, controle e de cuidado na produção de informação são alguns pontos negativos”, afirmou Ceres. Ela destacou a importância na produção de conteúdo informativo e de qualidade para os pacientes. “Hoje o paciente é ativo. Ele busca a informação e o profissional. Na SBCBM, trabalhamos para oferecer conteúdos éticos e educativos, com informações de qualidade e credibilidade”, afirmou.

O XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica reúne 1,5 mil especialistas em três dias de evento, no Expo Transamérica, em São Paulo.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar