1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Você conhece a cirurgia...

Você conhece a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia?

Notícias / Notícias Destaque

Na última quinta-feira (17), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica reuniu os cirurgiões bariátricos Dr. Fábio Almeida, Dr. Thomas Szego e Dr. Admar Concon Filho para falar sobre os benefícios da videolaparoscopia na cirurgia bariátrica e metabólica.

No tratamento da obesidade, as cirurgias videolaparoscópicas se diferenciam da convencional aberta (laparotomia) em função do acesso utilizado. Na cirurgia aberta, o médico precisa fazer um corte de 10 a 20 centímetros no abdômen do paciente. Na videolaparoscopia são feitas de quatro a sete mini incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo.

Segundo Thomas Szego, a técnica minimamente invasiva chegou no país na década de 1990 para procedimentos do aparelho digestivo e em 1998 foi realizada a primeira cirurgia bariátrica com esta técnica.

“A história é um pouco longa, o Dr. Arthur Garrido, um dos fundadores da Sociedade, e eu fomos até os Estados Unidos e assistimos um grupo que fazia a cirurgia laparoscopica e voltamos de lá para introduzir esta técnica na bariátrica no Brasil”, conta Szego.

A cirurgia videolaparoscópica ocorre em todas as cirurgias abdominais que possam ter acesso por método minimamente invasivo, garante uma segurança maior e uma recuperação mais rápida ao paciente.

“Dificilmente você não consegue fazer por vídeo. Praticamente todas são possíveis. O que sabemos é que pela videolaparoscopia o trauma ao corpo humano é menor então é uma vantagem por evitar cortes grandes na parede abdominal e garante uma recuperação mais rápida”, explica Concon.

Assista ao Barilive na íntegra:

VEJA TAMBÉM